quarta-feira, 17 de maio de 2023

As/ Os Notáveis - A referência dos Épicos Sci-fi no século XXI

 Dennis Villeneuve


País de Origem - Canadá
1967 - ...
Período - Cinema Contemporâneo
Prêmios e Festivais - Festival de Cannes / OSCAR / Festival de Veneza

TOP 5 PRINCIPAIS FILMES:

  • A Chegada (2016)
  • Duna (2021)
  • Sicario (2015)
  • Blade Runner 2049 (2017)
  • Incêndios (2010)

A Ficção Científica Épica


  Em 1902, o francês George Meliès lançou Viagem à Lua, revolucionando o cinema para sempre. O que o vanguardista fez estava tão à frente de seu tempo, que o OSCAR só foi inserir a categoria Efeitos Visuais 38 anos depois. Passando por Stanley Kubrick, Ridley Scott e os estúdios MARVEL, Dennis Villeneuve chega na década de 2010, se tornando o ícone desse gênero na atualidade.
  O seu início de carreira foi muito promissor. Óbvio que ele não tinha recursos ainda para fazer épicos e trazer efeitos visuais mais elaborados, porém Redemoinho (2000) já impressionou a crítica na época. 2 anos antes, seu primeiro filme: August 32nd on Earth. 9 anos depois do filme que o colocou no radar, o canadense lança Polytechnique. Uma história baseada em fatos reais, sobre uma tragédia numa escola politécnica em Montreal.
  Mas foi com Incêndios (2010), que de fato o cineasta foi colocado em evidência. O filme é considerado até hoje como o primeiro grande feito do canadense. A obra conta com grandes atuações, ótima direção, e o roteiro, adaptado do livro de Wajdi Mouawad, A Mulher Que Canta (2003), conta com aquele plot-twist de quebrar a cabeça.
  3 anos depois, o canadense lança dois thrillers no mesmo ano: Os Suspeitos, onde o diretor já contou com um elenco mais estrelado e O Homem Duplicado, filme muito bem aceito pela crítica, principalmente pelos efeitos visuais. Em ambos, Jake Gyllenhaal esteve no protagonismo das obras.
  Sicario (2015) foi o primeiro filme grandioso do autor. O filme conta com ótimas atuações principalmente de Emily Blunt, Benício del Toro e Josh Brolin e tem como premissa a guerra contra as drogas dos carteis mexicanos. O filme é distópico, pessimista e simplesmente brilhante do início ao fim. O roteiro de Taylor Sheridan foi elogiado ao redor do mundo e a direção de Villeneuve, aclamada.
  Apenas 1 ano depois de sua grande obra até então, ele lança uma melhor ainda. A Chegada, iniciou a caminhada do autor no campo dos épicos sci-fi. O filme concorreu a 8 Oscars na edição de 2017, conta com Amy Adams em sua melhor forma e grandes enquadramentos. O filme é grandioso em exatamente tudo. Do roteiro de Eric Heisserer, ao som de Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye, vencedores do óscar. O filme retorna com o tema invasão alienígena, que fez muito sucesso na década de 70 e 80 mas acabou se tornando obsoleto e clichê com o passar do tempo. Porém, o roteiro é tão original, fora dos padrões, que o filme entra no hall dos grandes do sub-gênero. Se você ler a sinopse ou alguém explicando, a obra tinha tudo para ser tosca. Mas nas mãos de Dennis Villeneuve, ela se tornou um clássico da ficção científica. Para mim, o melhor filme do diretor.
  Em 2017, o canadense lança o filme mais surrealista de sua filmografia. Fazendo referência ao clássico dos anos 80 do diretor Ridley Scott, Blade Runner 2049 é o segundo épico científico do diretor. Considerado uma continuação de Blade Runner (1982), o filme é fiel ao clássico e é considerado como uma das melhores continuações da história. Inclusive, Ridley Scott esteve presente na produção do filme, que é épico em todos os quesitos. Principalmente a música do gênio Hans Zimmer, a fotografia de Roger Deakins (que venceu vários prêmios ao redor do mundo) e os efeitos visuais de John Nelson, Gerd Nefzer, Paul Lambert e Richard R. Hoover. É um filme extremamente visual, lindo em todos os aspectos e contém Ryan Gosling num personagem depressivo e profundo. Sem dúvidas, já era uma preparação para a obra mais épica de sua carreira.
  Duna (2021), é o último filme do diretor (até a postagem desse texto). Uma história que passou na mão de David Lynch em 1984, um dos grandes gênios do surrealismo, mas que foi duramente criticada na época, por não ser fiel ao romance robusto de Frank Herbert (1965). Porém, Villeneuve pegou a obra e a colocou onde deveria ficar. O filme recebeu 10 indicações ao OSCAR, e é considerada como a obra que retoma os clássicos épicos dos anos 60 como Lawrence da Arábia (1962) e Spartacus (1960). Timothée Chalamet como Paul Atreides era a melhor escolha possível. O filme foi muito bem recebido por público e crítica e já tem marcada sua continuação para 2023. A obra tem tudo para repetir o sucesso de outro épico: O Senhor dos Anéis (2001/ 2002 / 2003) de Peter Jackson. O canadense se estabelece de fato, como o principal realizador do sci-fi épico.
  

Filmografia:

Curtas:

  • REW FFWD (1994)
FESTIVAL DE LOCARNO


  • Cosmos (Seguimento "Le Technétium") (1996)
FESTIVAL DE CANNES (DIRECTOR´S FORTNIGHT) / FESTIVAL DE TORONTO / FESTIVAL DE ROTTERDAM / FESTIVAL DE MAR DEL PLATA / FESTIVAL DE CHICACO / GENIE AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR FOTOGRAFIA) / FESTIVAL DE ATENAS / NEW DIRECTORS NEW FILMS 


  • 120 Seconds to Get Elected (2006)


  • Próximo Piso (2006)
FESTIVAL DE CANNES (PRÊMIO CANAL+) / FESTIVAL DE TORONTO (MELHOR CURTA-METRAGEM CANADENSE - MENÇÃO HONROSA À MELHOR FILME) / FESTIVAL DE SEATTLE (MELHOR CURTA-METRAGEM - MENÇÃO HONROSA À MELHOR FILME) / GENIE AWARDS (MELHOR CURTA-METRAGEM DRAMÁTICO) / FESTIVAL DA CATALUNHA (MELHOR CURTA METRAGEM) / FESTIVAL DE CALGARY (MELHOR CURTA-METRAGEM CANADENSE) / FESTIVAL DE SUNDANCE / FESTIVAL DE SAN FRANCISCO / FESTIVAL KARLOVY VARY / FESTIVAL DE ESTOCOLMO / FESTIVAL DE OLDENBURG
 

  • Rated R for Nudity (2011)


  • Étude empirique sur l´influence du son sur la persistance rétinienne (2011)



Longas:

  • Un 32 Août Sur Terre (1998)
PRÊMIOS TFCA (INDICADO À MELHOR ATRIZ) / FESTIVAL DE CANNES / FESTIVAL DE TORONTO / FESTIVAL TELLURIDE / FESTIVAL DE LONDRES BFI


  • Redemoinho (2000)
FESTIVAL DE BERLIN (PRÊMIO FIPRESCI) / FESTIVAL DE TORONTO (MELHOR FILME CANADENSE) / FESTIVAL DE MONTREAL (MELHOR FILME CANADENSE - MELHOR CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA) / PRÊMIOS TFCA (2º LUGAR MELHOR FILME CANADENSE) / VFCC (MELHOR FILME CANADENSE - MELHOR DIREÇÃO CANADENSE - MELHOR ATRIZ CANADENSE) / GENIE AWARDS (MELHOR FILME - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR ATRIZ - MELHOR ROTEIRO - MELHOR DIREÇÃO # INDICADO À MELHOR EDIÇÃO - MELHOR DIREÇÃO E PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR SOM - MELHOR EDIÇÃO DE SOM - MELHOR ATOR) / FESTIVAL DE SUNDANCE / FESTIVAL KARLOVY VARY / FESTIVAL DE VANCOUVER / FESTIVAL DE LOS ANGELES / FESTIVAL DE VALLADOLID / VIENNALE 


  • Polytechnique (2009)
FESTIVAL DE CANNES (DIRECTORS´ FORTNIGHT) / TFCA AWARDS (MELHOR FILME CANADENSE) / GENIE AWARDS (MELHOR FILME - MELHOR ATRIZ - MELHOR ATOR - MELHOR SOM - MELHOR EDIÇÃO DE SOM - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR DIREÇÃO # INDICADO À MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR MAQUIAGEM E CABELO) / MOSTRA DE SÃO PAULO / FESTIVAL DE LONDRES BFI / FESTIVAL KARLOVY VARY / FESTIVAL DE ISTANBUL / FESTIVAL DE ESTOCOLMO / VFCC (INDICADO À MELHOR FILME CANADENSE - MELHOR ATOR CANADENSE - MELHOR DIREÇÃO CANADENSE) / FESTIVAL DE OLDENBURG

  
  • Incêndios (2010)
FESTIVAL DE TORONTO (MELHOR FILME CANADENSE) / FESTIVAL DE ROTTERDAM (AUDIENCE AWARDS) / NBR (TOP 5 FILMES ESTRANGEIROS) / FESTIVAL DE SAN FRANCISCO (WORLD CINEMA) / FESTIVAL DE VANCOUVER (MELHOR FILME CANADENSE - MELHOR ATRIZ CANADENSE) / TFCA AWARDS (MELHOR FILME CANADENSE) / VFCC (MELHOR FILME CANADENSE - MELHOR DIREÇÃO CANADENSE - MELHOR ATRIZ CANADENSE # INDICADO À MELHOR ATOR COADJUVANTE - MELHOR ATRIZ COADJUVANTE) / BSFC AWARDS (MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / GENIE AWARDS (MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR SOM - MELHOR EDIÇÃO DE SOM - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR ATRIZ # INDICADO À MELHOR MAQUIAGEM E CABELO - MELHOR DIREÇÃO E PRODUÇÃO DE DESIGN) / FESTIVAL DE VALLADOLID (MELHOR FILME - MELHOR ROTEIRO) / MAGRITTE AWARDS (MELHOR ATRIZ) / FESTIVAL DE PALM SPRINGS (DIRECTORS TO WATCH) / FESTIVAL DE VARSÓVIA (GRAND PRIX - MENÇÃO ESPECIAL) / AFCA AWARDS (MELHOR FILME INTERNACIONAL) / FESTIVAL DE VENEZA / OSCAR (INDICADO À MELHOR FILME INTERNACIONAL) / FESTIVAL DE SUNDANCE / FESTIVAL SXSW / FESTIVAL DE TELLURIDE / BAFTA (INDICADO À MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA) / CÉSAR (INDICADO À MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / NYFCC AWARDS (2º LUGAR MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / FESTIVAL DA TRANSILVANIA / FESTIVAL KARLOVY VARY / CFCA AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / DAVID DI DONATELLO AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / CPH:PIX / KINEMA JUNPO AWARDS (MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / FESTIVAL DE HELSINKI / FESTIVAL DE ABU DHABI

  
  • Os Suspeitos (2013)
NYFC (TOP 10 FILMES DO ANO) / OSCAR (INDICADO À MELHOR FOTOGRAFIA) / FESTIVAL DE TORONTO / FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN / FESTIVAL DE TELLURIDE / NBR / FESTIVAL DE ZURIQUE


  • O Homem Duplicado (2013)
FESTIVAL DE TORONTO (MELHOR FILME CANADENSE) / TFCA AWARDS (MELHOR FILME CANADENSE) / VFCC (MELHOR DIREÇÃO CANADENSE) / FESTIVAL DE ABU DHABI (BLACK PEARL MELHOR NARRATIVA) / FESTIVAL DA CATALUNHA (GRAND PRIZE) / CANADIAN SCREEN AWARDS (MELHOR DIREÇÃO - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - MELHOR FOTOGRAFIA # INDICADO À MELHOR ROTEIRO ADAPTADO / MELHOR ATOR / MELHOR FILME / MELHOR EFEITOS VISUAIS) / FESTIVAL DE ROTTERDAM / FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN / EUROPEAN FILM AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME INTERNACIONAL - TOP 10 INTERNACIONAL - MELHOR DIREÇÃO INTERNACIONAL - MELHOR ATOR INTERNACIONAL) / FESTIVAL DA TRANSILVANIA / FESTIVAL DE ISTAMBUL / FESTIVAL DE ESTOCOLMO / FESTIVAL TALLINN BLACK NIGHTS / CPH:PIX / FESTIVAL DE PALM SPRINGS


  • Sicario (2015)
FESTIVAL DE CANNES / OSCAR (INDICADO À MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL - MELHOR EDIÇÃO DE SOM) / FESTIVAL DE TORONTO / FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN / NBR / WGA (INDICADO À MELHOR ROTEIRO ORIGINAL) / AUSTIN FCA (INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR ATOR COADJUVANTE) / FESTIVAL DEAUVILLE / FESTIVAL DE HELSINQUE / FESTIVAL DE ZURIQUE / FESTIVAL DE BERGEN

 
  • A Chegada (2016)
OSCAR (MELHOR EDIÇÃO DE SOM # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR MIXAGEM DE SOM - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR FOTOGRAFIA) / AFI AWARDS (FILME DO ANO) / NBR (TOP 10 FILMES - MELHOR ATRIZ) / BAFTA (MELHOR SOM # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR MÚSICA ORIGINAL - MELHOR ATRIZ - MELHOR EFEITOS VISUAIS - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR FOTOGRAFIA) / WGA (MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) / SAN FRANCISCO FCC (MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR EDIÇÃO # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR ATRIZ - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR FOTOGRAFIA) / AUSTIN FCA (MELHOR ROTEIRO ADAPTADO # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ATRIZ - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR TRILHA SONORA) / HUGO AWARDS (MELHOR LONGA DRAMÁTICO) / SEATTLE FCA (MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR EFEITOS VISUAIS - MELHOR TRILHA SONORA # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ROTEIRO - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR ATRIZ - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN) /  CAMERIMAGE (SILVER FROG) / AFCA AWARDS (MELHOR FILME INTERNACIONAL DE LÍNGUA INGLESA) / FESTIVAL DE VENEZA / FESTIVAL DE TORONTO / FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN / FESTIVAL DE TELLURIDE / ICP (INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ROTEIRO - MELHOR ATRIZ - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL) / FESTIVAL DE LONDRES BFI / DGA (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO) / SAG AWARDS (INDICADO À MELHOR ATRIZ) / GLOBO DE OURO (INDICADO À MELHOR ATRIZ - MELHOR TRILHA SONORA) / FESTIVAL KARLOVY VARY / FESTIVAL DE CHICAGO / FESTIVAL DE ESTOCOLMO / LCCF AWARDS (MELHOR REALIZAÇÃO TÉCNICA - MELHOR ATRIZ) / CFCA AWARDS (INDICADO À MELHOR ATRIZ - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR TRILHA SONORA) / VFCC (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ATRIZ) / BODIL (MELHOR FILME AMERICANO) / FESTIVAL DE TÓQUIO / FESTIVAL DE BUSAN / KINEMA JUNPO AWARDS / AMANDA AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME INTERNACIONAL) / IFT AWARDS (MELHOR ATRIZ INTERNACIONAL) / FESTIVAL DA PHILADELPHIA / VIENNALE / FESTIVAL DO RIO DE JANEIRO / EMPIRE AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ROTEIRO - MELHOR ATRIZ - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR SCI-FI/FANTASIA - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN)

 
  • Blade Runner 2049 (2017)
OSCAR (MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR EFEITOS VISUAIS # INDICADO À MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR EDIÇÃO DE SOM - MELHOR MIXAGEM DE SOM) / ICP (MELHOR FOTOGRAFIA - MAIS ESPERADO DO ANO) / BAFTA (MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR EFEITOS VISUAIS # INDICADO À MELHOR DIREÇÃO - MELHOR SOM - MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR MAQUIAGEM E CABELO) / LAFCA AWARDS (MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - 2º LUGAR MELHOR FOTOGRAFIA) / SFFCC (MELHOR FOTOGRAFIA # INDICADO À MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR EDIÇÃO) / LCCF AWARDS (MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN) / FESTIVAL DU NOUVEAU CINÈMA / NSFC AWARDS (MELHOR FOTOGRAFIA) / CFCA AWARDS (MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN/DIREÇÃO DE ARTE # INDICADO À MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR DIREÇÃO DE ARTE) / BODIL (INDICADO À MELHOR FILME AMERICANO) / KINEMA JUNPO AWARDS / FESTIVAL DE ZURIQUE / HUGO AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME DRAMÁTICO) / EMPIRE AWARDS (INDICADO À MELHOR SCI-FI/FANTASIA) / FESTIVAL DA NORUEGA / FESTIVAL DE MARRAQUEXE


  • Duna (2021)
OSCAR (MELHOR SOM - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR EFEITOS VISUAIS - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR MAQUIAGEM E CABELO - MELHOR FIGURINO) / FESTIVAL DE TORONTO (EBERT DIRECTOR AWARD) / AFI AWARDS (FILME DO ANO) / NBR (TOP FILMES) / BAFTA (MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR SOM - MELHOR EFEITOS ESPECIAIS VISUAIS - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR FOTOGRAFIA # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR MAQUIAGEM E CABELO - MELHOR SOM - MELHOR FIGURINO - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR ELENCO) / GLOBO DE OURO (MELHOR TRILHA SONORA # INDICADO À MELHOR FILME DRAMÁTICO - MELHOR DIREÇÃO) / LCCF AWARDS (MELHOR EFEITOS VISUAIS # INDICADO À FILME DO ANO - DIREÇÃO DO ANO) / VFCC (MELHOR DIREÇÃO) / AUSTIN FCA (MELHOR EDIÇÃO # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR DUBLÊ - MELHOR CONJUNTO) / HUGO AWARDS (MELHOR LONGA DRAMÁTICO) / SFC AWARDS (MELHOR EDIÇÃO - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR EFEITOS VISUAIS # INDICADO À MELHOR FILME - MELHOR DIREÇÃO - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR FIGURINO - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR ELENCO - VILÃO DO ANO) / CAMERIMAGE (SAPO DE BRONZE) / FESTIVAL DE VENEZA / ICP (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO - MELHOR FOTOGRAFIA) / FESTIVAL DE NOVA IORQUE / DGA (MELHOR DIREÇÃO EM LONGA METRAGEM) / WGA (INDICADO À ROTEIRO ADAPTADO) / SAG AWARDS (INDICADO À MELHOR DUBLÊ) / FESTIVAL DE CHICAGO / SFFCC (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO - MELHOR FOTOGRAFIA - MELHOR PRODUÇÃO DE DESIGN - MELHOR EDIÇÃO - MELHOR TRILHA SONORA - MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) / FESTIVAL DU NOUVEAU CINÈMA / FESTIVAL DE GOTEMBURGO / TFCA AWARDS (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO) / DAVID DI DONATELLO AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME INTERNACIONAL) / FESTIVAL DE MILL VALLEY / FESTIVAL DE SYDNEY / AMANDA AWARDS (INDICADO À MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / FESTIVAL DEAUVILLE / FESTIVAL DE ATENAS / AWARDS OF THE JAPANESE ACADEMY (INDICADO À MELHOR FILME ESTRANGEIRO) / FESTIVAL DE GUADALAJARA / FESTIVAL DE MARRAQUEXE / RENDEZ-VOUS QUÉBEC CINÉMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas - Anatomia de uma Queda (2023)

  Dirigido por Justine Triet Existe um subgênero no cinema, que já foi bastante explorado e nos entregou filmes marcantes. Questão de Honra ...