segunda-feira, 20 de março de 2023

As/ Os Notáveis: O mestre das odisseias

 Stanley Kubrick

País de origem: Estados Unidos
1928  - 1999
Prêmios e Festivais: OSCAR / GLOBO DE OURO / FESTIVAL DE VENEZA
Período(s): Era de Ouro de Hollywood / Nova Hollywood

    TOP 5

 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

 Laranja Mecânica (1971)

 Barry Lyndon (1975)

 Dr. Fantástico (1964)

 Spartacus (1960)


    A Odisseia do homem e seus efeitos

  Poucos diretores na história do cinema, transitaram tão bem por variados gêneros, como o diretor norte-americano. O gênero guerra foi o mais explorado por ele: Glória Feita de Sangue (1957), Spartacus (1960), Dr. Fantástico (1964) e Nascido Para Matar (1987). Mas o que mais chama atenção em Kubrick, era como ele orquestrava de forma tão magnifica suas odisseias.

    A principal de suas odisseias, é sem dúvida 2001: Uma Odisseia no Espaço. O filme é tão bem feito e tão espetacular, que se fosse feito nos dias de hoje, também venceria prêmios. Um filme que trouxe vários itens para a cultura pop, como a I.A. Hal,  e que literalmente previu o futuro, como as ligações de vídeo, por exemplo. O roteiro é genial! Fazendo dupla com Arthur C. Clarke, Kubrick fez uma obra de arte a frente de seu tempo, ao ponto de ser pouco entendida pela crítica e público. O final não é um dos mais fáceis de entender. O filme como um todo, usa de uma linguagem futurista, que com certeza dificultou o sucesso do filme em sua época, mas que levou um resultado magnífico para as telas. Dos macacos, à super-nova... é a odisseia da relação espaço tempo/ser humano. O filme é colocado em várias listas, como um dos 5 maiores da história. Kubrick explorou outras odisseias além do espaço. Como disse, transitando em múltiplos gêneros, dissecou cada detalhe de cada faceta do ser humano. Principalmente pós 2001. 

    Anteriormente, ele nos entregou duas grandes histórias do gênero guerra, que era seu carro-chefe. Spartacus talvez tenha sido seu segundo filme mais grandioso. É um épico em sua essência, trazendo a clássica jornada do herói, repetida anos depois por Ridley Scott, em Gladiador (2000). Em 62, temos um dos filmes mais polêmicos do diretor. Lolita, adaptado do livro do autor Vladimir Nobokov, é uma história essencialmente polêmica. Porém, ver uma menina de 14 anos, sendo vista com desejo sexual por um homem mais velho, arrepia. Isso não deixa a adaptação menos espetacular. É um dos grandes filmes do autor, meio recanteado por conta das críticas. 2 anos depois, ele faz seu primeiro filme com toques mais surreais. Dr. Fantástico, traz uma situação distópica, no auge do Macarthismo. Sem dúvidas, foi um dos filmes que mais deixou o público pensativo nesse período importante da história da humanidade. O medo constante de um louco apertar um botão, e trazer ao mundo um apocalipse nuclear sem precedentes. Kubrick usou sua licença poética, colocando um homem cavalgando na bomba. Espetáculo. Fora que a cena final, do alemão se levantando da cadeira de rodas e fazendo uma saudação nazista, nos traz calafrios.

    Indo mais atrás, Kubrick tinha nos entregado um belo noir com O Grande Golpe (1956), chegando ao seu auge com o gênero, após seus dois primeiros longas da carreira Medo e Desejo (1953) e A Morte Passou Por Perto (1955).

    Mas foi com as odisseias, que de fato Kubrick virou esse monumento da história do cinema. Depois do espetacular 2001,  filme que revolucionou a sétima arte, não só com o roteiro e direção sem precedentes, mas principalmente com a direção de arte e efeitos visuais (supervisionado por Kubrick), ele nos traz a odisseia da violência, adaptando o espetacular livro, do autor Anthony Burgess, para um espetacular filme. Laranja Mecânica é um dos filmes mais importantes de sua carreira, porque de fato é o primeiro do diretor na Nova Hollywood, onde os diretores receberam mais liberdades criativas. É um dos filmes mais polêmicos da história, sendo proibido em vários países. Pois a tarefa de Kubrick, era dissecar a relação ser humano/violência. Então... temos um filme violento. Parecido com 2001 em alguns fatores. Temos uma direção de arte reproduzindo um futuro distópico, onde a violência e o sexo sem limites estava em voga na sociedade. É um filme espetacular, que gera discussão até hoje e orquestrado de maneira fina por esse gênio. As odisseias de 68 e 71 envelheceram e continuam envelhecendo muito bem. Em todos os sentidos. 

    Em 75, temos a odisseia da aristocracia britânica. E especificamente, como um homem "comum" poderia se instalar nela. Barry Lyndon não é um filme muito adorado pelos fãs do diretor. Mas é inegável sua qualidade técnica, figurinos e atuações. É um grande filme. Em 87, Kubrick decidiu fazer um resumão do gênero guerra, trazendo sua odisseia, como palco a guerra do Vietnã. Nascido Para Matar, é um dos filmes mais trágicos e desesperançosos de sua filmografia. Foi onde ele usou mais uma de suas grandes marcas: o humor ácido. É um filme sádico e assustador.

    Porém, o seu filme mais famoso e mais visto dentre todos, é sem dúvidas sua odisseia da loucura. O Iluminado (1980) é o primeiro filme do gênero terror do autor, e é um dos melhores da história do gênero. Kubrick captou do livro famoso de Stephen King, a loucura trágica do personagem Jack, espetacularmente feito pelo arrebatador Jack Nicholson, Ele roubou o filme para ele, como já é de costume. E trouxe exatamente o que Kubrick queria: um personagem mergulhando na insanidade.

    E sua carreira chega ao fim, com meu segundo filme preferido do autor. O filme onde ele pisou com toda a força no gênero surreal. A odisseia do sexo, De Olhos Bem Fechados (1999). Para mim, é o filme mais lindo do autor. Com Tom Cruise e Nicole Kidman entregando tudo, Kubrick analisou todos os meandros da relação sexo/ser humano. Explorando mais a questão da infidelidade masculina e seus efeitos. 

    No mesmo ano, Kubrick faleceu por uma parada cardíaca. Deixando de dirigir inclusive, um dos grandes filmes do início do século XXI, A.I. - Inteligência Artificial (2001), que acabou sendo dirigido, brilhantemente, por Steven Spielberg. Outro projeto que o autor tinha em mente, era o filme Napoleão, onde ele contaria a história do déspota desde sua infância.

    Acompanhar a filmografia de Kubrick, é dissecar boa parte da história do cinema. Um diretor fantástico, corajoso e desinibido. Extramente calculista em cada detalhe de sua direção, teve como marca principal os pontos futuros, como na clássica cena das gêmeas no fim do corredor.

 Filmografia

  • Medo e Desejo (1953)

  • A Morte Passou Por Perto (1955)
FESTIVAL DE LOCARNO (MELHOR DIRETOR)

  • O Grande Golpe (1956)
BAFTA (INDICADO A MELHOR FILME)

  • Glória Feita de Sangue (1957)
BAFTA (INDICADO A MELHOR FILME) / WRITERS GUILD OF AMERICA (INDICADO A MELHOR ROTEIRO DRAMÁTICO / ITALIAN NATIONAL SYNDICATE OF FILM JOURNALISTS (MELHOR DIRETOR ESTRANGEIRO)

  • Spartacus (1960)
OSCAR (MELHOR ATOR COADJUVANTE, MELHOR DIREÇÃO DE ARTE, MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR FIGURINO # INDICADO À MELHOR TRILHA SONORA E MELHOR EDIÇÃO)

  • Lolita (1962)
OSCAR (MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) / FESTIVAL DE VENEZA

  • Dr. Fantástico (1964)
OSCAR (INDICADO À MELHOR FILME, MELHOR ATOR, MELHOR DIREÇÃO, MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) / BAFTA (MELHOR FILME BRITÂNICO/GERAL - UN - MELHOR DIREÇÃO DE ARTE BRITÂNICO # INDICADO À MELHOR ROTEIRO BRITÂNICO,  MELHOR ATOR GERAL/BRITÂNICO) / DIRECTORS GUILD OF AMERICA (INDICADO À MELHOR DIREÇÃO) / WRITERS GUILD OF AMERICA (MELHOR ROTEIRO DE COMÉDIA) / NEW YOR FILM CRITICS CIRCLE AWARDS (MELHOR DIREÇÃO # INDICADO À MELHOR FILME, ROTEIRO) / HUGO AWARDS (MELHOR APRESENTAÇÃO DRAMÁTICA)

  • 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
OSCAR (MELHOR EFEITOS VISUAIS # INDICADO À MELHOR DIREÇÃO, MELHOR ROTEIRO ADAPTADO, MELHOR DIREÇÃO DE ARTE) / NATIONAL BOARD OF REVIEW (TOP 10) / BAFTA (MELHOR DIREÇÃO DE ARTE, MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR SOM # INDICADO À MELHOR FILME) / DIRECTORS GUILD OF AMERICA (INDICADO A MELHOR DIREÇÃO) / NATIONAL SOCIETY OF FILMS CRITICS AWARDS (INDICADO A MELHOR FOTOGRAFIA) / DAVID DI DONATELLO (MELHOR PRODUÇÃO) / HUGO AWARDS (MELHOR APRESENTAÇÃO DRAMÁTICA)

  • Laranja Mecânica (1971)
OSCAR (INDICADO À MELHOR FILME, MELHOR ROTEIRO ADAPTADO, MELHOR DIREÇÃO, MELHOR EDIÇÃO) / FESTIVAL DE VENEZA

  • Barry Lyndon (1975)
OSCAR (MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR FIGURINO, MELHOR TRILHA SONORA, MELHOR DIREÇÃO DE ARTE # INDICADO À MELHOR ROTEIRO ADAPTADO, MELHOR FILME) / NATIONAL BOARD OF REVIEW / GILDE FILMPREIS (MELHOR FILME INTERNACIONAL)

  • O Iluminado (1980)
FESTIVAL INTERNACIONAL DE SAN SEBÁSTIAN

  • Nascido Para Matar (1987)
OSCAR (INDICADO À MELHOR ROTEIRO ADAPTADO) / NATIONAL BOARD OF REVIEW / GLOBO DE OURO (INDICADO À MELHOR ATOR COADJUVANTE)

  • De Olhos Bem Fechados (1999)
GLOBO DE OURO (INDICADO À MELHOR TRILHA SONORA) / FESTIVAL DE VENEZA

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