sexta-feira, 5 de agosto de 2022

As/Os Notáveis - August e Louis Lumière - A Fotografia em Movimento

     ONDE TUDO COMEÇOU


    August e Louis Lumière, como os amantes de cinema já devem saber, foram os inventores do equipamento que mais cultuaremos aqui: O Cinematógrafo. Em um café em Paris, os irmãos franceses exibiram pela primeira vez A Chegada do Trem na Estação. De cara, percebe-se características de direção, que até hoje são usadas. Principalmente, o uso das diagonais.


    AMPLIAR O ESPAÇO


    O cinema já se apresentava como a principal arte de vanguarda do século passado e atual. No primeiro filme da história, criava-se o estilo inicial de filmagem. Eles repetiram o uso das diagonais em muitos de seus filmes posteriores ao redor da Europa. A utilização desta técnica, nada mais é para filmar o máximo de elementos possíveis, já que movimentar o cinematógrafo, ainda era complicado. Em        L´Arrivée d´un Train á La Ciotat, o posicionamento perfeito da invenção dos franceses, fez com que o trem em movimento fosse filmado pelo maior tempo possível. Para quem estava naquele Café, no dia 28 de Dezembro de 1895, impressionou-se com o trem quase pulando da tela. August e Louis, primordialmente, queriam apresentar a invenção. Que era um equipamento, que filmava imagens em movimento. E isso só foi possível, e impactante, por conta do enquadramento. 

    Esse conhecimento, nas origens da sétima arte, foi possível por conta do passado artístico do irmãos. Filhos de Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, o contato de August e Louis com a fotografia era de berço.


    DO COTIDIANO AO ROTEIRO


    Antes da apresentação oficial no Café, os irmãos franceses já haviam feito uma exibição local, do filme A Saída dos Operários da Fábrica. Então: Um trem chegando a estação, operários saindo de uma fábrica, e praticamente todas as suas filmagens... eram momentos do cotidiano. Pode-se dizer, que o cinema nasceu, portanto, como um documentário jornalístico. Porém, no mesmo ano, filmou-se O Regador Regado. O primeiro filme cômico e roteirizado da história. Os franceses produziram o curta (O cinematógrafo, até ali, tinha capacidade para filmar 49 segundos) com o intuito único de fazer as pessoas rirem. Nos primeiro meses do cinema, as ideias inovadoras já pipocavam na mente dos irmãos. 


    REGANDO O TERRENO


    Sem dúvidas, o trem chegando à estação, os operários saindo da fábrica, risos por conta de um homem sendo molhado após uma travessura, causou muito burburinho na sociedade francesa. E, claro, o nascimento dos primeiros cinéfilos. L´Arroseur Arrosé, impactou alguém naquela plateia. Alguém tão genial, quanto os irmãos franceses. Capaz de juntar, de vez, teatro e cinematógrafo. Alice Guy Blaché. Falaremos dela em outro dia!




    

Um comentário:

Críticas - Anatomia de uma Queda (2023)

  Dirigido por Justine Triet Existe um subgênero no cinema, que já foi bastante explorado e nos entregou filmes marcantes. Questão de Honra ...